quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cartilha do PSDB considera "vantagem política" morar há muito tempo na cidade

cartilha

Em cartilha distribuída a pré-candidatos, com dicas de marketing político e do "jeito tucano de governar", o PSDB inclui entre vantagens políticas de postulantes o fato de ser morador há muito tempo na cidade. O manual toca exatamente no ponto que mais pesa nos discursos de adversários e até mesmo do fogo amigo contra o secretário Estadual de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, escolhido na semana passada o pré-candidato do partido à Prefeitura de Goiânia.
Leonardo mora há 13 anos na capital e, natural de Mineiros, só mudou o título eleitoral para Goiânia no ano passado. O secretário e deputado federal licenciado minimiza as críticas. Diz que o eleitor está preocupado é com projetos para a cidade e que ele conhece bem Goiânia e seus problemas.
Presidente do PSDB, Paulo de Jesus, responsável pela cartilha, diz que 13 anos é tempo suficiente para saber dos problemas e propor soluções para a cidade.
Entre as outras vantagens políticas citadas pelo manual estão ainda: ter nome conhecido; ter reputação de trabalho comunitário, de pessoa que "vai à luta", de ativista político; ter alto nível de energia pessoal; contar com apoio de grupos, como igrejas, empresas, sindicatos, associações.
A cartilha se divide em três partes: a história do partido, estruturação de campanha e marketing eleitoral e, por fim, o modo tucano de governar. Entre as dicas distribuídas em 23 páginas, o partido recomenda cuidado com contas da campanha e "ética" na campanha. "Não ataque seus adversários especialmente com agressões pessoais. Você pode sim, questionar as propostas do adversário e se mostrar como alternativa para fazer diferente e melhor.  Os eleitores querem propostas e compromissos", diz o manual.
Veja trechos da cartilha:
"Para a social-democracia, a questão fundamental não é quem é o dono da empresa, mas quais são os resultados de seu funcionamento para a sociedade."
"As administrações tucanas devem se pautar pela formação de equipe de governo preparada, competente e profissional. O empreguismo e o nepotismo são abominados pela social democracia."
"Tenha disposição para o trabalho corpo-a-corpo junto aos eleitores, parentes e amigos, boca-a-boca, é fundamental para o sucesso, principalmente se você não tem um sobrenome conhecido."
"O candidato 'de primeira viagem' não pode ser cobrado de nada, pois nunca teve oportunidade de mostrar sua competência. Se este for seu caso use este argumento para transformar em vantagem o que é vulnerabilidade."
"Seja objetivo nas visitas, evite sentar para lanchar, contar casos, seja gentil e perspicaz. Lembre-se 'tempo é voto!' Peça voto até no último minuto de campanha. Você pode vencer ou perder uma eleição por apenas um voto."
"PROMETER DOAR SALÁRIO NÃO AJUDA VENCER A ELEIÇÃO. Cuidado com essa promessa, isto poderá ser entendido como demagogia barata, oportunismo. Isto não comoverá o eleitor. O salário que você receberá não teve o valor estabelecido por você e caso queira fazer caridade, faça depois, em silêncio."
"Em reuniões com maior número de pessoas leve sempre um cabo eleitoral para cadastrar as pessoas presentes (leve formulário pronto). Oriente o cabo eleitoral para, com bons modos, tirar você de situações desagradáveis ou inconvenientes."
Fonte: Blog da Fabiana Pulcineli

Nenhum comentário:

Postar um comentário