domingo, 11 de dezembro de 2011

Divisão do Pará é rejeitada em plebiscito, mostra apuração


A rejeição à criação de mais dois Estados no território do Pará já se concretizava no início da noite deste domingo, com quase 80 por cento dos votos apurados no plebiscito que consultou a população paraense sobre a criação dos Estados de Tapajós, no oeste do atual Pará, e Carajás, no sul e no sudeste.

Com 78,31 por cento dos votos do eleitorado já apurados, por volta das 20h (horário de Brasília), 69,09 por cento dos eleitores se posicionaram contra a criação de Carajás, e 30,91 por cento a favor. Com relação a Tapajós, o "não" estava em 68,51 por cento, com 31,49 por cento dos votos a favor.

No plebiscito, os eleitores tiveram que opinar em relação à criação de cada Estado, em separado - dizendo "sim" ou "não" a Tapajós e a Carajás. Caso a criação dos dois Estados se concretizasse, o Pará remanescente ficaria com 17 por cento do território atual e 64 por cento da população.

Com 75,58 por cento das seções apuradas, o comparecimento registrado até agora foi de 74,67 do eleitorado - cerca de 4,8 milhões de paraenses aptos a votar. O voto foi obrigatório para os eleitores alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70 anos, e facultativo para aqueles de 16 a 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.

Fonte:Reuters Brasil

Um comentário:

  1. "A voz do povo é a voz de DEUS", a cambada queria só mais cargos públicos.
    Abração meu amigo.
    Vou votar em vc pq acredito que é diferente da corja.

    Julio Cesar - Brasilia DF

    ResponderExcluir