quarta-feira, 11 de abril de 2012

Início Quem é Ação Parlamentar Mandato Popular PT Fale com o Deputado Mauro Rubem reitera necessidade da abertura da CPI da máfia dos caça-níqueis e apresenta requerimentos em Plenário

 
Na sessão ordinária desta terça-feira (10), o deputado Mauro Rubem (PT-GO) defendeu a necessidade urgente da Assembleia Legislativa de Goiás realizar a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a máfia dos caça-níqueis. Até o momento, os deputados de oposição ao governo tucano conseguiram 13 assinaturas para a proposta da CPI, mas é preciso mais uma assinatura para abertura da Comissão.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Legislativa (CDH) da Assembleia Legislativa de Goiás, Mauro Rubem defendeu a CPI como uma forma de investigar o envolvimento de administradores públicos e parlamentares com a exploração de jogos ilegais, comandada por Cachoeira.
“A abertura da CPI para investigar a quadrilha de Carlinhos Cachoeira é uma necessidade urgente. Vale ressaltar que a CPI, se implantada, irá esclarecer o envolvimento de qualquer membro de partido da oposição ou do governo”. Mauro declarou também que a CPI só acabará em pizza se nem for aberta. “Esta Casa Legislativa não pode fugir de seu papel e de sua responsabilidade. O parlamento não pode ser conivente com a maior crise moral e política de Goiás, que envolve, inclusive, o aparelho de segurança do Estado”.

Requerimentos

Durante a sessão plenária, Mauro Rubem apresentou quatro requerimentos à Presidência da Assembleia Legislativa.
O primeiro requerimento é uma moção de repúdio do petista à prática violenta da Polícia Militar no município de Catalão. A violência ocorreu nesta terça-feira (10) contra camponeses integrantes do Movimento Camponês Popular (MCP) e professores e estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), campus de Catalão. Os agredidos estavam acampados em protesto à ordem de despejo de uma família de agricultores do município, em um processo promovido pelo Banco Itaú. Nesse sentido, o parlamentar também apresentou outro requerimento, em que solicita à Assembleia Legislativa de Goiás que suspenda o contrato existente entre a instituição e o Itaú. Como justificativa, o requerimento apresenta o fato do banco está expropriando terras de famílias carentes – como no caso de Catalão -, além de estar apoiando práticas violentas cometidas pela PM daquele município.
Os dois requerimentos seguintes apresentados dizem respeito à convocação de possíveis envolvidos com os negócios ilícitos de Carlinhos Cachoeira. São eles: o tesoureiro da campanha 2010 do então candidato ao governo estadual Marconi Perillo, Jayme Rincon, e o atual secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto. A possível ligação destes dois foi recentemente levantada por denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário